Data: 24 meses, com início a 04/09/2017 e conclusão a 03/09/2019

 

O assunto deste projeto consiste levar os alunos a melhorarem as suas competências de resolução de problemas (como metodologia de aprendizagem) e conhecer a relação existente entre a matemática (lógica e algoritmia) e a programação, informática e conhecimentos básicos de eletrónica. O seu objetivo é educar jovens indivíduos que sejam produtores de tecnologia.

 

O projeto será constituído por 4 módulos de aprendizagem preparados pela escola coordenadora:

  • Estabelecimento da ligação entre a resolução de problemas matemáticos e a algoritmia.
  • Resolução de problemas básicos através de conhecimentos básicos de programação.
  • Curso de programação e de eletrónica.
  • Desenvolvimento de materiais matemáticos ou de robots simples.

 

No final os alunos receberão o certificado por terem recebido a formação.

A necessidade deste projeto prende-se com combater: as dificuldades dos alunos na resolução de problemas matemáticos; a falta de uso de tecnologia no sistema de ensino; a reprovação nas disciplinas relacionadas com a Matemática; e a falta de interdisciplinaridade entre a matemática e a informática. Prende-se também com capacitar os alunos para serem programadores e produtores de tecnologia e de ganharem a consciência do que é ser um cidadão europeu.

Em temos de implementação, cada escola parceira irá criar um clube de Matemática-Informática, que terá a duração de duas horas semanais. Será frequentado por alunos com dificuldades a matemática, com gosto pelas tecnologias e com problemas sociais, que desenvolverão as atividades propostas em grupos de 3. Espera-se que este clube permaneça ativo para além da duração do projeto.

No que diz respeito à disseminação, os professores coordenadores do clube irão disseminar o projeto junto dos professores interessados no assunto do projeto e os alunos participantes farão o mesmo junto dos colegas, através da organização de workshops e de competições na comunidade educativa. Serão criadas uma página web e uma página no facebook na publicar o resultado das atividades em diversos suportes: vídeo, imagem, texto, …

Espera-se que este projeto contribua para a internacionalização da nossa escola, ficarmos melhor preparados para projetos futuros da União Europeia e ficarmos mais abertos à integração de novas práticas e novos métodos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que os estudantes melhorem as suas competências ao nível da resolução de problemas e da matemática, adquiram as competências básicas nas áreas da programação e da eletrónica, melhorem as competências em línguas estrangeiras, melhorem a forma como passam o tempo na escola, desenvolvam os sentidos de empreendedorismo e de iniciativa e fiquem a conhecer outras realidades de ensino no estrangeiro.

 

ESCOLAS PARCEIRAS:

  • TURQUIA – Yildizeli / Sivas – Yildizeli Cok programli Anadolu Lisesi (3858,59 km)
  • ITALIA – Rosarno – Instituto D’Istruzione Superiore “R. Piria” (2152,99 km)
  • ESTÓNIA – Tallinn – Tallinna Kesklinna Vene Gumnaasium (3239,02 km)
  • PORTUGAL – Benedita – Externato Cooperativo da Benedita

 

CRONOLOGICA DAS ATIVIDADES:

2017/2018

  • 1º Meeting – Transnational Meeting 6 a 12 Novembro de 2017 (Sivas, Turkey) – 2 professores
  • 1ª Atividade de Aprendizagem – Itália 14 a 20 janeiro de2018 – 2 professores e 5 alunos
  • 2ª Atividade de Aprendizagem – Estónia 13 a 19 de maio de 2018 – 2 professores e 5 alunos
  • 2º Meeting – Transnational Meeting 17 a 23 junho de 2018 (Benedita, Portugal)

2018/2019

  • 3ª Atividade de Aprendizagem – Portugal 14-20 January 2019
  • 4ª Atividade de Aprendizagem – Turquia 13-19 May 2019 – 2 professores e 5 alunos
  • 3º Meeting – Transnational Meeting 3-9 June (Estónia) – 2 professores

A duração das ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM é de 7 dias cada (datas podem ser ajustadas)