Neste projeto pretende-se desenvolver nos alunos competências e conhecimentos da área da Geometria, que são a base da engenharia e das artes. Serão utilizados os teoremas de Euclides para desenhar, através da disciplina de Desenho Técnico, figuras geométricas em 3D. Os desenhos serão digitalizados através de uma ferramenta CAD, de forma a serem preparados para serem impressos numa impressora 3D ou numa CNC.

Assim, pretende-se criar ambientes de aprendizagem interdisciplinaridades, onde pretendemos aplicar uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

OBJETIVO PRINCIPAL

Partilha de boas práticas relativamente ao desenho, digitalização e impressão de objetos tridimensionais (3D).

OBJETIVOS GERAIS:

Pretendemos que os nossos alunos possam melhorar:

  • as habilidades relativas ao pensamento tridimensional e ao desenho técnico;
  • as competências digitais;
  • a consciência de cidadania europeia e mundial;
  • as competências linguísticas.

METODOLOGIA

A principal metodologia de atividade é o método baseado em projeto, envolvendo várias disciplinas.

RESULTADOS

Os produtos desenvolvidos e as atividades dinamizadas ao longo da implementação serão divulgadas nos órgãos de comunicação social, nas redes sociais e no etwinning. Serão criados módulos de ensino-aprendizagem para que outras professores e outras escolas possam desenvolver o mesmo tipo de produtos.

IMPACTO

Esperamos que os alunos diretamente envolvidos aperfeiçoem seus conhecimentos e habilidades no que diz respeito a criar e a imprimir figuras geométricas. Os alunos que participam nas atividades de ensino, formação e aprendizagem serão responsáveis por disseminar os conhecimentos e as competências adquiridas junto dos outros alunos.

Escolas envolvidas, MEETings DE Professores (MP – 2 professores) e Atividades de Aprendizagem (AA – 4 alunos + 2 acompanhantes)

  • Solski Center Slovenj Gradec, Eslovénia: MP – Outubro 2020; AA – Março 2022
  • Şehit Tuncay Zengin Çok Programlı Anadolu Lisesi, Turquia: AA – Fevereiro 2021
  • Instituto Nossa Senhora da Encarnação – Cooperativa de Ensino e Cultural CRL, Portugal: MP – Junho 2021; MP – Junho 2022
  • Stredna priemyselna skola Povazska Bystrica, Eslováquia: MP – Dezembro 2021
  • Tallinna Kesklinna Vene Gümnaasium, Estónia: AA – Maio 2021
  • 5o Geniko Lykeio Petroupolis, Grécia: AA – Outubro 2021
 

This project aims to develop students’ skills and knowledge in the area of Geometry, which is the basis of engineering and arts. Euclid’s theorems will be used to draw 3D geometric figures, through the subject ofTechnical Drawing. The drawings will be digitized using a CAD tool, in order to be prepared to be printed on a 3D printer or on a CNC.

Thus, we intend to create interdisciplinary learning environments and apply a STEAM approach (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

Main goal:

Sharing good practices regarding the design, digitization and printing of three-dimensional (3D) objects.

General objectives:

We intend that our students can improve:

– skills related to three-dimensional thinking and technical drawing;

– digital skills;

– awareness of European and world citizenship;

– and, language skills.

METHODOLOGY

The main activity methodology is the project-based method, involving several subjects.

RESULTS

The products developed and activities streamlined throughout the implementation will be disseminated in the media, on social networks and in etwinning. Teaching-learning modules will be created so that other teachers and other schools can develop the same type of products.

IMPACT

We hope that the students directly involved will improve their knowledge and skills when it comes to creating and printing geometric figures. Students who participate in teaching, training and learning activities will be responsible for disseminating the knowledge and skills acquired to other students.

SCHOOLS INVOLVED, TEACHERS’ MEETINGS (TM – 2 teachers) AND LEARNING ACTIVITIES (LA – 4 students + 2 teachers)

  • Solski Center Slovenj Gradec, Slovenia: TM – October 2020; LA – March 2022
  • Şehit Tuncay Zengin Çok Programlı AnadoluLisesi, Turkey: LA – February 2021
  • Instituto Nossa Senhora da Encarnação – Cooperativa de Ensino e Cultural CRL,Portugal: TM – June 2021; TM – June 2022
  • Stredna priemyselna skola Povazska Bystrica, Eslováquia: TM – December 2021
  • Tallinna Kesklinna Vene Gümnaasium, Estonia: LA – May 2021
  • 5o Geniko Lykeio Petroupolis, Grécia: LA – October 2022