logo instagram  facebook

ROBOCODE - CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

ROBOCODE_23_24.png

 
Concurso “A Criar com Scratch” - ECB em primeiro lugar

SCRATCH_2023.jpg

Os alunos Dinis Costa e Isabela Tomás submeteram um projeto no concurso “A Criar com Scratch”, dinamizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cujo tema era “Da luz à gravidade: como se estuda o Universo”.  

Os alunos criaram um jogo didático intitulado “Viagem pelo espaço”, sobre o tema “Distâncias no Universo” da disciplina de Físico-Química. O jogo pode ser acedido através do link https://scratch.mit.edu/projects/775056280/. Este projeto foi desenvolvido nas sessões do clube de programação e robótica do ECB – Robocode - e obteve o primeiro lugar na categoria 3.º ciclo. 

No passado dia 20 de maio, a entidade dinamizadora organizou um evento para comemorar o Scratch Day, onde foram apresentados os projetos vencedores e as equipas receberam os seus prémios. 

Parabéns aos nossos alunos! 

 
O ECB é finalista da European Code League

codeleague_logo_robocode.png

Uma equipa de alunos do ECB é finalista do European Code League, com o projeto “Atmosphere Control of a House”, que foi desenvolvido no âmbito do Clube de Programação e Robótica - “Robocode Makers”.

 A European Code League é uma competição para professores e alunos, onde estes são convidados a apresentar projetos criativos e inovadores de programação no âmbito do ensino das STEM, para o ensino primário e secundário. Podem ser utilizados microcontroladores (Arduino, Raspberry Pi, Calliope mini, etc) e qualquer linguagem de programação (Snap!, Scratch, C++, etc).  Para apresentação da candidatura era necessário: preencher 2 documentos (uma de apresentação dos participantes e outro para descrição do projeto), elaborar um poster e realizar um vídeo com um máximo de 2 minutos (onde os alunos apresentavam a eles próprios e o projeto) e autorizações dos Encarregados de Educação para os direitos de imagem. De todas as submissões os júris da competição apenas selecionariam os 10 melhores projetos.

Ler mais...
 
Clube de Programação e Robótica | Festival Science on Stage 2022 | Praga
 277298590_5500932863267793_6658657746206681248_n.jpg
 
O projeto "Solving problems caused by the pandemic with robotic" foi apresentado pelo professor Samuel Branco no Festival Science on Stage, que decorreu em Praga, entre os dias 24 e 27 de março. Este projeto foi um dos 7 selecionados (em 22 concurso) pelo júri do Evento Nacional Science on Stage 2021, para ser apresentado no festival.
O projeto apresentado foi o resultado do desafio lançado aos alunos do 10º ano do Curso Profissional de Mecatrónica, do ano letivo 2020/2021, no sentido de encontrarem soluções para os problemas ou situações que identificassem, que tivessem sido criadas pela pandemia (desinfeção, proteção, distanciamento) e que poderiam ser aplicadas na escola. Foi utilizada metodologia de ensino Inquiry-Based Learning. Foram apresentados 3 protótipos: dispensador de gel automático para mãos, desinfetante automático para calçado e controlador de número de pessoas num espaço.
No dia de abertura do evento, os participantes da comitiva portuguesa tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos à Dra. Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Direção Geral do Ministério da Educação. 
Mais informações em:
 
ECB NA FINAL DO CONCURSO "APPS FOR GOOD"!

 PROJETO DE ALUNOS DO ECB APURADO PARA A FINAL DO CONCURSO "APPS FOR GOOD"!
 afg-logo-full-colour-1.png
"Let’s Go to the Beach, Safely!" está entre os finalistas!
Parabéns à Catarina Moreira, ao Diogo Mateus, ao Guilherme Serralheiro, ao Joaquim Inácio e à Sofia Serra!

Ler mais...
 
Anterior123Seguinte

 LOGO POCH

logo inovar consulta pequeno    LOGO OFFICE 365 pequeno    logo calendario    logo sige pequeno