ÂMBITO E OBJETIVOS

O Externato Cooperativo da Benedita, enquanto estabelecimento de ensino, pretende promover uma cultura de qualidade e de exigência, o que pressupõe uma atitude auto/hétero crítica da comunidade educativa (alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e restante comunidade).

Neste âmbito, para que a melhoria de resultados se efetive, a promoção da qualidade de processos deve ser uma realidade. Assim, com este propósito em vista o Gabinete Observatório da Qualidade (GOQ) foi criado com vista a fomentar uma cultura de melhoria contínua e partilha de boas práticas.

 

Objetivos

O GOQ, enquanto Observatório das Aprendizagens, centra-se nos resultados e no desempenho escolar efetivo, pelo que deve criar mecanismos de análise e ponderação;

O GOQ, enquanto Observatório da Organização e dos Processos, norteia-se pela auscultação da comunidade educativa no sentido de aferir processos inibidores de eficiência, pelo que deve aproveitar as suas sugestões e contributos para uma melhoria organizativa e pedagógica.

O GOQ, através do processo de autoavaliação escolar constante, promove uma cultura de melhoria de qualidade, de exigência e de responsabilidade da comunidade educativa.

O GOQ, através do processo de supervisão dos documentos orientadores, promove uma cultura de melhoria dos documentos, uniformidade de procedimentos e contribui para a atualização dos mesmos.

PROCEDIMENTOS GERAIS

No final de cada ano letivo, e com base em todos os dados recolhidos, o Diretor Pedagógico, em colaboração com o GOQ, elabora o relatório de execução do PE e o relatório do PAAE nos quais se atualizam os valores dos indicadores quantitativos e qualitativos comparando-os com as metas estabelecidas para cada objetivo específico, geral e eixo prioritário, assim como uma avaliação intermédia do grau da consecução desses objetivos e dos impactos das ações levadas a cabo. Este é apresentado e analisado pelo CP. Posteriormente é apreciado pelo Conselho de Administração do INSE que, por sua vez, submete os seus principais resultados à análise e aprovação da Assembleia Geral da Cooperativa.

No final de cada ciclo de três anos são constituídas equipas setoriais (Autoavaliação, Liderança e Gestão, Prestação de Serviço Educativo e Resultados) que procedem a uma análise SWOT dos dados recolhidos e sugerem ações de melhoria para aplicar no próximo triénio. Posteriormente, a direção, após consultar os diversos stakeholders, define quais as medidas prioritárias a aplicar. 

QUADRO | PROCEDIMENTOS 1

  • Recolha de dados e inquéritos | EQAVET
  • Inquérito de Satisfação | CANTINA
  • Inquéritos de Satisfação | FCT

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QUADRO | PROCEDIMENTOS 2

  • Inquéritos de Satisfação | CLIENTES

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QUADRO | PROCEDIMENTOS 3

  • Aplicação de Ações de Melhoria | LEAN

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