Alunos dos ensinos secundário e profissional do ECB, entre os dias 9 e 12 de abril, realizaram uma visita de estudo a Amesterdão, Países Baixos, no âmbito do projeto Conhecer a Europa!
A visita por Bia Dinis do 11.ºB:
No passado dia 9 de abril, 38 alunos e os professores José Vinagre, Dário Catarino e Acácio Castelhano do Externato Cooperativo da Benedita viajaram até à famosa cidade de Amesterdão.
Desde o momento em que chegaram o choque cultural fez-se sentir… quer pelo preço de uma simples garrafa de água (na maioria dos sítios mais de dois euros) quer pelo cheiro peculiar que se sentia na maioria das ruas.
Apesar do mau tempo que se instalou no primeiro dia, foi ainda possível visitar a cidade. Graças a uma tour feita pelos professores, os alunos viram algumas das pontes mais emblemáticas desta capital, bem como a Rembrandt Square onde tiveram oportunidade de explorar as ruas da cidade.
O dia seguinte foi repleto de arte, um verdadeiro paraíso para os entusiastas desta área! Como qualquer aluno diria, o museu de Van Gogh é um local fenomenal e mesmo quem se aborrece com este tipo de coisas ficou completamente fascinado pela história e beleza ali exposta.
Durante a hora de almoço os alunos andaram por Amesterdão a comprar souvenirs ou a beber café, visitando, de seguida, em grupos, a casa de Rembrandt, onde uma guia local lhes contou toda a história deste conhecido pintor. Visitaram ainda o jardim botânico da cidade, que fez sensação pelo instagram dos participantes.
O jantar neste dia foi no Hard Rock Café Amsterdam, um local de passagem obrigatório para os colecionadores de sweatshirts destes restaurantes, após o qual o grupo visitou o icónico Red Light District.
O terceiro dia ficou marcado pela visita a Zaanse Schans, uma vila repleta de coloridos moinhos de vento, casas de madeira, lojas de queijo e chocolate, para além do melhor que a gastronomia neerlandesa tem para oferecer, as Stroopwafels.
De regresso à capital, os alunos almoçaram e dirigiram-se à casa de Anne Frank, o local em que esta e a sua família se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial, aprendendo mais sobre o que passaram neste período macabro. O grupo prosseguiu para o bairro mais antigo da cidade, Begijnhof, seguido de uma passagem pelo característico mercado flutuante de flores da capital, onde foi extremamente difícil resistir ao impulso de comprar todas as tulipas que coubessem na mala. No final do dia o itinerário foi livre, possibilitando que os alunos visitassem as lojas que queriam ou até mesmo o estádio AJAX (acompanhados por professores, obviamente).
O dia 12 de abril, apesar de ser o último dia, foi bastante preenchido, começando desde cedo com uma visita ao maior museu da cidade o Rijksmuseum, que é simplesmente imenso, possuindo mais de três andares e obras como The Night Watch, de Rembrandt e The Milkmaid, de Vermeer. Sem perder tempo, deslocaram-se até ao mais popular mercado de rua dos Países Baixos, o Albert Cuypmarkt, onde puderam comprar as lembranças mais em conta de toda a cidade e experienciar a comida de rua de diversos países (incluindo os nossos estimados pastéis de nata).
Após o almoço, o grupo foi então até ao aeroporto, regressando a Portugal por volta das 20h30, com uma pletora de memórias inesquecíveis e histórias que os farão rir durante anos.