“A Sustentável leveza do saber”

Cada escola tem a sua realidade e as suas especificidades e a diversidade do seu público faz de cada Projeto Educativo um documento único. Uma escola com uma dinâmica e identidade próprias só é possível com um documento que expresse as suas finalidades.

A sociedade do “Conhecimento,” da “Conectividade” e a “Era da Simultaneidade da Informação” em que vivemos está ancorada em plataformas de inovação científicas e tecnológicas que requerem múltiplas formas de intervenção. É uma sociedade que já exige uma cidadania muito ativa, participada e informada mas que vai requerendo cada vez mais, novas competências, privilegiando as habilidades sociais, sendo vantajoso que estas se desenvolvam cada vez mais cedo de forma que se tornem intrínsecas.

A Escola aceita o desafio de proporcionar, por sua vez, aos alunos, desafios, alguns ambiciosos, de carácter pedagógico, científico, artístico e desportivo. Um desafio ambicioso é um desafio motivador.

O desporto é fundamental a um desenvolvimento pessoal, complemento importante na formação académica e na criação de um estilo de vida saudável. Sendo atividades coletivas e de partilha promovem e desenvolvem competências de grande valor como a disciplina, o trabalho de equipa, a perseverança, a confiança, a entreajuda …. Ajudando a criar uma cultura de segurança e de resiliência nos alunos.

Por outro lado, a educação enquanto bem público, a que todos devem ter acesso, é inclusiva, devendo promover a equidade mas, devendo premiar a excelência.

Ao abrigo do Decreto-lei n.º 152/2013 de 4 de novembro e da Portaria n.º 59/2014 de 7 de março, todos os alunos adquirem uma base comum de conhecimentos podendo a escola criar projetos curriculares de escola diferentes, adaptados às inclinações dos alunos, de forma a criar condições de exequibilidade, de projetos que potenciem a solidariedade, a cooperação, a confiança mas também a excelência científica e pedagógica e sempre numa vertente de Escola Eficaz considerando a otimização dos recursos.

Assim, a MISSÃO da Escola é:

Educar para os desafios do futuro.

Se a MISSÃO é o propósito da organização, aquilo que no futuro justifica a sua existência para este espaço temporal, a VISÃO é, por sua vez, o seu ideário, o ideal que a escola pretende atingir.

A VISÃO é:

Potenciar o melhor de cada um.

A excelência não tem meta de chegada… depende do ponto de partida de cada um.

Pretende-se promover os seguintes valores, atitudes, competências:

  • Empenho
  • Sustentabilidade
  • Responsabilidade
  • Pensamento de análise, de síntese e espírito crítico
  • Criatividade
  • Autonomia
  • Apetência pelo NOVO
  • Solidariedade
  • Assertividade
  • Ética
  • Empatia
  • Resiliência
  • Fruição de atividades do âmbito cultural, artístico e desportivo