O Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão visa assegurar a aplicação dos procedimentos técnico – administrativos necessários à elaboração, aplicação e atualização, dos instrumentos gerais de gestão, na empresa ou serviço público.

No final do curso, o aluno é capaz de: 

  1. Recolher, selecionar e preparar a informação contabilística e financeira, para posterior análise e cumprimento das obrigações da gestão.
    1.  Selecionar informação previsional dos e para os departamentos funcionais de forma a permitir a elaboração de planos de atividade, dos orçamentos operacionais e financeiros;
    2. Selecionar informação de natureza diversa para a elaboração dos relatórios de gestão/atividades, contas anuais e balanço social;
    3. Compilar os dados necessários à elaboração de projetos de investimento/financiamento;
    4. Classificar e imputar documentos contabilísticos aos respetivos centros de custos.
  2. Colaborar na identificação das necessidades de aprovisionamento e na escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade da empresa ou serviço público.
    1. Participar na uniformização de parâmetros de aprovisionamento e na previsão de consumos, nomeadamente analisando a sua evolução;
    2. Elaborar ou participar na elaboração de processos de aquisição e de cadernos de encargos.
  3. Colaborar no desenvolvimento da política de marketing.
    1. Participar na organização e na operacionalização de ações de marketing e de campanhas publicitárias;
    2. Organizar a informação necessária à elaboração de estudos e prospeções de mercado;
  4. Colaborar na organização e controlo dos procedimentos definidos para a aplicação e a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
  5. Executar e/ou assegurar a execução de tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos.
    1. Colaborar na organização do processo de recrutamento, seleção e admissão de pessoal;
    2. Executar e/ou orientar o processamento e pagamento de vencimentos, o registo e conferência dos dados relativos à assiduidade e o preenchimento de documentação relacionada com as obrigações legais;
    3. Colaborar na elaboração de planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral.

Fonte: ANQEP