Autoavaliação da Escola | 2024-2025

Há muito que o ECB está empenhado na melhoria contínua do serviço que presta à comunidade educativa. Em junho de 2008, recebeu a primeira certificação Committed to Excellence da European Foundation for Quality Management (EFQM). Em 2010 o certificado foi renovado e a partir daí a qualidade passou a fazer parte do dia a dia desta instituição.

Em 2015 foi criado o Gabinete do Observatório da Qualidade com o objetivo de fomentar uma cultura de melhoria contínua e partilha de boas práticas.

No ano letivo 2019/2020, o ECB criou um sistema alinhado com o Quadro EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional) para os cursos profissionais bem como um sistema alinhado pelo novo modelo de avaliação externa da IGEC tendo em conta as orientações previstas nos normativos publicados no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em outubro de 2020 foi atribuído o Selo EQAVET para o triénio 2020/2023.

Em maio de 2022 o ECB foi avaliado pela IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência) que indicou como áreas de melhoria na autoavaliação a sua incidência nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e a implementação de ciclos de autoavaliação regulares, definidos e planeados e um plano de melhoria com base no diagnóstico organizacional, para um maior impacto da ação nas diferentes áreas priorizadas.

Assim, no ano letivo 2022/2023, procedeu-se ao diagnóstico do ECB com o modelo CAF Educação (Common Assessment Framework) que também serviu como uma base de informação sólida para a construção do novo Projeto Educativo.

No dia 13 de novembro de 2023 foi realizada a verificação EQAVET por dois peritos, tendo sido atribuído o Selo EQAVET no dia 7 de março de 2024 para o triénio 2023/2026.

No ano letivo 2023/2024, o ECB implementou o PAM (Plano de Ações de Melhoria) que resultou do Relatório de Autoavaliação CAF Educação de 2022/2023, do Relatório de Avaliação Externa emanado da IGEC de 2021/2022 e do Plano EQAVET, sempre em articulação com a visão, a missão e os objetivos do Projeto Educativo. Em maio de 2024, o ECB aplicou os questionários do Observatório de Qualidade, orientado para a avaliação do PAM.