Autoavaliação da Escola | 2023-2024

Há muito que o ECB está empenhado na melhoria contínua do serviço que presta à comunidade educativa. Em junho de 2008, recebeu a primeira certificação Committed to Excellence da European Foundation for Quality Management (EFQM). Em 2010 o certificado foi renovado e a partir daí a qualidade passou a fazer parte do dia a dia desta instituição.

Em 2015 foi criado o Gabinete do Observatório da Qualidade com o objetivo de fomentar uma cultura de melhoria contínua e partilha de boas práticas.

No ano letivo 2019/2020, o ECB criou um sistema alinhado com o Quadro EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional) para os cursos profissionais bem como um sistema alinhado pelo novo modelo de avaliação externa da IGEC tendo em conta as orientações previstas nos normativos publicados no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em outubro de 2020 foi atribuído o Selo EQAVET para o triénio 2020/2023.

Em maio de 2022 o ECB foi avaliado pela IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência) que indicou como áreas de melhoria na autoavaliação a sua incidência nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e a implementação de ciclos de autoavaliação regulares, definidos e planeados e um plano de melhoria com base no diagnóstico organizacional, para um maior impacto da ação nas diferentes áreas priorizadas.

Assim, no passado ano letivo, procedeu-se ao diagnóstico do ECB com o modelo CAF Educação (Common Assessment Framework). Sendo 2023 o último ano de vigência do Projeto Educativo, o modelo CAF Educação permitiu realizar um diagnóstico consistente do ECB que servirá como uma base de informação sólida para a construção do novo Projeto Educativo.

No dia 13 de novembro de 2023 foi realizada a verificação EQAVET por dois peritos, tendo sido atribuído o Selo EQAVET para o triénio 2023/2026.

 

Neste ano letivo está a ser implementado um Plano de Ações de Melhoria.

Este Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do Relatório de Autoavaliação CAF Educação e articula as ações com o Relatório de Avaliação Externa emanado da IGEC e o Plano EQAVET.

O PAM foi elaborado pela Equipa de Autoavaliação e Equipas Operacionais em articulação com a Direção Pedagógica e permitirá a definição de novas estratégias mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo. Este documento, que engloba um conjunto de estratégias cuja principal finalidade é a melhoria do funcionamento e do desempenho do ECB, encontrando-se estruturado em três fases de um processo metodológico:

a) PAM Inicial, que consiste no planeamento das ações de melhoria;

b) PAM Intermédio, que contempla a avaliação intermédia e a monitorização das ações de melhoria;

c) PAM Final, que avalia as estratégias implementadas e os resultados alcançados