2023-1-PT01-KA121-VET-000138607 | Short-term Learning
Testemunho do Simão Sousa
Testemunho da Letícia Bértolo
Olá, eu sou a Letícia Bértolo, uma aluna do 12º ano no Externato Cooperativo da Benedita, e frequento o Curso Profissional Técnico de Multimédia.
No dia 7 de janeiro, embarquei nesta oportunidade que a escola me deu de participar no programa Erasmus, onde estou a ter a oportunidade de estagiar no estrageiroO estágio tem a duração de um mês e uma semana e está a ser realizado na Corunha, Espanha.
A empresa onde estou a estagiar é a La Voz de Galicia, uma empresa de jornalismo e media que se situa na Av. da Prensa, 15143 Arteixo, Corunha, Espanha.
Para chegar à empresa, o meu dia começa cedo. Às 7:40 da manhã, apanho o autocarro na Plaza de Espanha com destino a Pontevedra. Após a chegada, faço uma curta caminhada até Juan Flores, onde apanho o autocarro da empresa às 8:20, chegando à La Voz de Galicia por volta das 8:50 ou 9:00. Durante o meu estágio tenho desenvolvido edição de vídeo e publicidade para o site.
A primeira semana consistiu na adaptação ao método de trabalho dos meus colegas e à vida na Corunha. O primeiro dia foi para conhecermos o local de estágio e os sítios onde teríamos que passar. Na segunda semana já me tinha habituado tanto ao estágio como à vida na Corunha. Ao contrário do meu colega Pedro, que também está a estagiar na mesma empresa, nas duas primeiras semanas, a minha monitora indicava-me as tarefas e depois enviava os anexos com os vídeos por e-mail. Nas outras semanas estive a fazer publicidade para o site e aí já me era enviado um e-mail a dizer o que era para fazer.
Em relação a convivência com os meus colegas de trabalho tem sido boa pois são todos muito simpáticos, e ajudam sempre que necessário.
A experiência de Erasmus tem sido incrível, tanto no estágio como na vivência na Corunha, e também na interação com os meus colegas, que estão comigo a participar nesta atividade.
Testemunho da Leonor Rodrigues
Olá, sou a Leonor Rodrigues, tenho 17 anos e sou uma estudante do Curso Técnico de Design e Comunicação Gráfica, do Externato Cooperativo da Benedita. Estou a estagiar nana gráfica “Borrón Imprenta”, uma empresa próxima da estação de comboios, na rua Ángel del Castillo, na Corunha (Espanha), que se encontra a 1,3 km do centro.
Entre os trabalhos que tenho desenvolvido destacam-se os seguintes: estampas para camisolas, design de canecas, preparação de imagens para serigrafia, vetorização de diplomas, despeliculagem e preparação de diversos álbuns.
Normalmente estou sozinha com a minha monitora, uma pessoa muito atenciosa, que fez com que esta experiência se tornasse ainda melhor. A empresa é um local calmo e agradável de se estar.
Para chegar à empresa preciso de sair de casa por volta das 8:30 da manhã para apanhar o autocarro 5 “Durmideiras-Espacio Coruña”, e sair na paragem Av. do Ferrocarril, Estación de Trens, que chega lá por volta das 8:55 da manhã, e faço o resto do percurso a pé até á entidade de estágio.
Estou a adorar esta experiência que me foi proporcionada pelo Erasmus+, desde a cidade, ao estágio e ao convívio com colegas. Sem dúvida, uma oportunidade que vale muito a pena!
Testemunho da Lana Dias
Olá, sou a Lana Dias, aluna do Externato Cooperativo da Benedita, do curso Profissional Técnico de vendas.
Estou a ter oportunidade de estagiar no estrangeiro, na Corunha, uma cidade situada no norte da Espanha, durante 35 dias.
A empresa em que estou a estagiar é a Cortefiel, localizado na rua Juan Florez,56, uma loja de roupa muito conhecida e usada por muitos aqui. Para chegar até o meu estágio, eu preciso apanhar apenas um autocarro que para praticamente na frente da loja. Cada semana faço um horário, tanto na parte da manhã quanto de tarde.
A relação com o meu monitor e colegas de trabalho tem sido muito boa, sempre que preciso de algo ou tenho alguma dúvida sobre o trabalho ou o idioma estão sempre disponíveis para me ajudar. A minhas funções são: buscar pedidos online e realizar a entrega para os clientes, atender e ajudar os clientes e organizar as roupas.
A vida em Corunha tem sido ótima, já me habituei a rotina e ao idioma. Posso dizer que viver com os meus colegas e compartilhar dessa mesma experiência e realmente muito bom, estamos sempre juntos e cuidamos uns dos outros.
Agradeço a oportunidade que o ERASMUS + esteja nos proporcionado, isso com certeza trará um crescimento não só pessoal como profissional para todos nós.
Testemunho do Gonçalo Lopes
Olá, eu sou o Gonçalo Lopes, ex-aluno do Externato Cooperativo da Benedita, e estou a participar numa atividade de long-term de um projeto Erasmus+ KA1 VET, numa entidade acolhedora da Corunha, que fica no norte de Espanha.
Com esta notícia pretendo abordar alguns temas relacionados com o meu estágio.
No meu estágio o computador é a ferramenta essencial para realizar tarefas. Foi-me atribuído um projeto para o futuro da loja, que consiste em criar um vídeo que promova os serviços e produtos da loja, para será colocado num ecrã comercial exterior. Durante a elaboração deste vídeo tenho vindo a aprender imensas técnicas de edição e design, além de aprender a usar vários programas mais avançados, tais como o Adobe After Effects ou o Adobe Premiere Pro. Algumas dificuldades surgiram no início do projeto porque eu não sabia como editar ou animar vídeos do zero a um nível profissional e por isso tive que fazer uma grande pesquisa na internet e tentar aprender assistindo a tutoriais.
A minha relação com o meu monitor de estágio é boa, o que torna o processo mais fácil, sempre que tenho dúvidas em relação ao que estou a fazer falo com ele, para que ele me possa indicar se gosta do trabalho que estou a desenvolver.
O meu local de estágio situa-se na rua Juan Flórez, a cerca de 2,4 km do apartamento em que estou a viver, a cerca de 15 minutos de autocarro. Como fica perto, consigo ir almoçar a casa.
Estou a gostar muito desta experiência, sinto que estou a crescer pessoalmente e profissionalmente e que esta experiência será muito importante para o meu futuro.
Gonçalo Lopes
Testemunho do Tomás Rodrigues
Sou o Tomás Rodrigues, tenho 18 anos, e finalizei no ano letivo anterior o Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica, no Externato Cooperativo da Benedita.
A escola deu-me a oportunidade de participar nesta mobilidade, que consiste em participar no projeto ERASMUS+ Long-term Learning, que tem uma duração aproximadamente de 4 meses na Corunha, em Espanha.
Estou a estagiar em uma empresa de Serviço Técnico Oficial da marca Fagor, localizada na Rúa Agra del orzan 23/25 esquina, Rúa Meira, 15010 A Coruña.
Na empresa onde estou a estagiar, as tarefas que realizo são: montagem de equipamentos eletrónicos nomeadamente eletrodomésticos (caldeiras, fornos, placas vitrocerâmica, placas de indução, entre outros); reparação de eletrodomésticos.
No geral, a primeira visita que realizávamos a casa das pessoas era para tentar solucionar a avarias. Se o equipamento fosse da marca Fagor trocávamos a peça que estava defeituosa, caso fosse de outra marca era necessário encomendar a peça da marca oficial e realizar uma segunda visita para montar a mesma.
A relação com a monitora e os colegas de trabalho têm sido agradáveis pois desde o primeiro dia deixaram-me à-vontade.
Para a empresa desloco-me através de transportes públicos, demorando cerca de 15 minutos, utilizando um cartão que me permite mover pela cidade.
Habitualmente, quando o trabalho se prolonga, almoço com o técnico, se acabássemos pela hora de almoço, deixa-me em casa e almoçava.
Tenho gostado de fazer de tudo, sinto que já aprendi muito mais do que quando cheguei e estou a adorar.
Testemunho do José Luís
Olá, eu sou o José Luís, aluno do Externato Cooperativo da Benedita e estou a participar numa atividade de short-term de um projeto de ERASMUS+ KA1 VET, na cidade da Corunha, que fica no norte de Espanha.
Com esta notícia pretendo abordar alguns temas relacionados com o meu estágio.
No meu estágio o computador é a ferramenta essencial para realizar tarefas, mas não significa que não realizo tarefas sem ele. Já me foram atribuídas várias tarefas diferentes desde cartões de visita para empresas, panfletos publicitários e até mesmo estampas para casacos da DAKAR, que foi um trabalho mais manual.
Durante este período estágio consegui desenvolver as minhas técnicas de edição de imagem e vectorização de imagens nos softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Eu já tinha conhecimento e alguma prática superficial com estes softwares, mas agora sei como é a experiência a nível profissional.
A minha relação com o meu monitor de estágio é muito boa, o que torna o processo de integração mais fácil, sempre que tenho dúvidas em relação ao que estou a fazer falo com ele, para que ele me indique se está a gostar do trabalho, o que está bem e o que pode ser melhorado.
O meu local de estágio situa-se na Rua Sanjurjo Carricarte, a cerca de 7 km do apartamento em que estou a viver, ou seja, 45 minutos de viagem divididos por 2 autocarros, o que torna impossível de ir almoçar a casa, mas tenho bons restaurantes na zona com bons preços.
Estou a gostar muito desta experiência, sei que estou a crescer muito pessoalmente e profissionalmente e que esta experiência será muito importante para o meu futuro.
Testemunho do Pedro Nogueira
Olá sou o Pedro Nogueira, tenho 18 anos e estou num Curso Profissional de Design Gráfico no Externato Cooperativo Da Benedita.
A escola deu-me uma grande oportunidade de participar num estágio no estrangeiro financiado pelo Projeto ERASMUS+ Long Term Learning, tendo a duração de um mês na Corunha, Espanha.
Atualmente estou a estagiar numa empresa de media e de jornalismo, localizada em Av. da Prensa, 84-93, 151433 Arteixo, Corunha, Espanha. Na empresa onde estou a estagiar realizo principalmente publicidade para o site deles para promoção de: concelhos vizinhos, outras empresas e festas culturais.
Na minha primeira visita ao estágio vi como eles faziam as coisas, o local onde iria trabalhar e as partes importantes dos edifícios por onde iria andar. Passados duas/três semanas habituei-me há forma de trabalho deles e agora recebo o meu trabalho por um e-mail partilhado pela equipa, bem como as informações necessárias para fazer o meu trabalho.
Em relação ao ambiente de trabalho com os meus colegas, têm sido agradáveis e simpáticos ajudando sempre que necessário.
Para chegar há empresa preciso de sair de casa às 8 da manhã para conseguir chegar à minha paragem às 8:20 para apanhar o autocarro da empresa, chegando, à empresa, sempre à volta das 8:50 ou 8:55.
Testemunho do Simão Quitério e do Afonso Cristóvão
O tempo têm passado muito rápido e estou a adorar a minha experiência na empresa e na cidade.