No âmbito da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade e inserida no projeto “Escolas amigas dos polinizadores”, apresentamos a exposição “A Vida Amorosa das Plantas”, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos das turmas 8.ºA, 8.ºB e 8.ºC.
Esta exposição reúne uma coleção de espécies vegetais recolhidas na mata da Escola, organizadas em formato de herbário, resultado de um trabalho que integrou observação científica, recolha, identificação, prensagem e montagem de exemplares.
Os alunos exploraram também as relações ecológicas entre as plantas e os seus principais grupos de polinizadores, destacando a importância da flor enquanto estrutura reprodutiva fundamental. Através das suas formas, cores e aromas, as flores estabelecem estratégias de atração que promovem a polinização e asseguram a continuidade das espécies vegetais e o equilíbrio dos ecossistemas.
Esta exposição pretende sensibilizar a comunidade escolar para o valor da biodiversidade e para a importância da conservação das interações ecológicas que sustentam a vida no planeta.
Na próxima semana, alguns dos trabalhos expostos, vão integrar uma exposição que será apresentada no festival europeu Science on Stage na Lituânia.