ECB
Externato Cooperativo da Benedita

22.ª Feira do Livro ECB

22.ª Feira do Livro ECB

Entre os dias 6 e 9 de maio de 2026, realizou-se a 22.ª Feira do Livro do ECB, evento que muitos consideraram um “regresso a casa” pois, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, foi na cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho que voltaram a acontecer os encontros entre livros, leitores e escritores, decisão muito aplaudida por todos quantos ali se deslocaram ou ali colaboraram.

Nunca é demais salientar que, tal como em anos anteriores, foi a colaboração de professores, alunos e funcionários que tornou possível a concretização da atividade. Assim, expressamos publicamente os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram e participaram nesta edição da Feira do Livro do Externato.

Na programação, contámos com a escritora Catarina Vitorino, que dinamizou duas sessões para os meninos e as meninas do Centro Social Paroquial e do Centro Escolar da Benedita, com a apresentação do seu livro “O pirata que tinha medo do mar”. Para os alunos do ensino secundário, convidámos a escritora Madalena Rasquilha de Lemos, que partilhou connosco a sua original interpretação da história de Pedro e Inês e do envolvente Mosteiro de Alcobaça, a qual podemos conhecer no livro de sua autoria “Na Eternidade se escreve a Vida”.

E porque sempre privilegiamos autores locais para apresentação de livros, foi uma honra ter entre os escritores convidados o beneditense José Rebelo Coelho, que, na obra “A Pátria e os outros Portugueses”, explora a complexidade da identidade nacional em Portugal, especialmente a relação entre os portugueses que vivem no país e os que estão fora, além de nos apresentar uma reflexão sobre como a perceção dos outros e a perceção de si mesmos, tanto dentro quanto fora de Portugal, influenciam a identidade e a memória nacional.

Finalmente, o autor António M. Catarino, ex-aluno do Externato que desde 2010 apresenta os seus livros na Feira do Livro do ECB, trouxe-nos o seu mais recente romance, “A desaparição de Jéssica Canhoto”, numa apresentação partilhada em cumplicidade com o seu amigo e também escritor beneditense António Vicente.
Emotivo foi também o momento de homenagem à Talica, protagonizado por Patrícia Santos, dinamizadora do Clube de Tricô da Benedita, para lançamento do “Casaco Homenagem Talica”.

Entre os vários eventos, contámos ainda com a colaboração da aluna Nicole Rodrigues, que, no âmbito da sua P.A.P., dinamizou um espaço de “Painting Smiles” para os mais pequenos. O GleeClub, a ADESO e o Grupo Regional de Folclore da Benedita voltaram a marcar presença e a trazer momentos musicais e muita alegria a este espaço.

Finalmente, não podemos deixar de referir a parceria com instituições locais como o Agrupamento de Escolas da Benedita, o Centro Social Paroquial da Benedita, a Santa Casa da Misericórdia da Benedita, a Cooperativa Terra Mágica das Lendas e o Clube de Tricô da Benedita, cujas presenças mais uma vez reforçam o carácter comunitário desta iniciativa do Externato. 

Os comentários estão fechados.