Dia Mundial da Terra foi criado por Gaylord Nelson, norte-americano, a 22 de abril de 1970,com o intuito de chamar a atenção das pessoas para os problemas ambientais.
Este ano, o tema gira em torno da Recuperação da Terra, e é assinalado através de uma cimeira climática global convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Para que este dia seja mais que uma formalidade, é necessário agir e o 9°B pretende alertar para os problemas ambientais vividos em todo o planeta, tais como:
• Poluição
• Alterações climáticas
• Depleção da camada de ozono
• Perda da biodiversidade
• Extinção de espécies
• Desertificação
Para minimizar as graves consequências há medidas que podemos tomar, tais como:
• Proteger e recuperar territórios imprescindíveis para a vida na Terra.
O 9° B ,com o seu projeto DAC, quer contribuir para uma natureza melhor e mais sustentável, reestruturando a mata escolar do Externato Cooperativo da Benedita.
Com o seu blog pretende incentivar a proteção ambiental começando pelo que está mais perto da porta.
Consulte aqui o blog do 9ºB.
Palestra Ferramentas Computacionais e Laboratórios Virtuais na área do Conforto Ambiental Interior
Decorreu no dia 13 de abril uma palestra sobre Ferramentas Computacionais e Laboratórios Virtuais na área do Conforto Ambiental Interior. Dirigida aos alunos do 10º, 11º e 12º anos do curso profissional de Técnico de Mecatrónica e tendo sido dinamizada pelo cientista Manuel Gameiro da Silva, Professor catedrático do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que apresentou algumas ferramentas computacionais em LabView e soluções de hardware desenvolvidas que permitem analisar a qualidade de ar no interior dos edifícios, nomeadamente no que respeita a condições de temperatura, humidade, pressão, concentração de gases, etc. Destacando-se ainda a ferramenta que está a ser desenvolvida e que analisa situações de favorecimento e prevenção da proliferação de vírus.
Por fim foi apresentada uma ferramenta que permite determinar o ruído num espaço interior.
Consulte aqui a convocatória para a Assembleia Geral Ordinária do dia 4 de maio de 2021.
A implementação do projeto Geração Depositrão 13, desenvolvido em dezembro de 2020, que consistiu na recolha de pilhas e resíduos de equipamento elétricos e eletrónicos, resultou de uma parceria do ECB (Eco-Escolas) com a Junta de Freguesia da Benedita.
O trabalho desenvolvido foi agora distinguido com a atribuição do 3.º Prémio Nacional, que muito nos honra!
Todas as pilhas e equipamentos recolhidos são convertidos num donativo que será entregue ao Instituo Português de Oncologia – IPO.
Para além da preocupação ambiental patente neste projeto, é também evidenciada a vertente solidária e social, nomeadamente no apoio ao IPO.
Agradecemos a colaboração de toda a comunidade que participou nesta iniciativa e contamos com a vossa envolvência em futuros projetos!
RASTREIO COM TESTES LABORATORIAIS PARA SARS-COV-2 NA COMUNIDADE ESCOLAR
No atual contexto da pandemia COVID-19, as organizações internacionais, como a OMS e o ECDC , têm mantido a recomendação para a implementação das medidas de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 na comunidade escolar e a prioridade para a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2 é a testagem rápida e atempada de todas as pessoas com sintomas sugestivos de COVID-19 e de todos os contactos de alto risco de casos confirmados de COVID-19, de forma a implementar medidas de saúde públicas adequadas.
Consulte aqui mais informação.
Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
O Externato Cooperativo da Benedita tem participado com vários projetos.
Uma equipa de alunos do ECB é finalista do European Code League, com o projeto “Atmosphere Control of a House”, que foi desenvolvido no âmbito do Clube de Programação e Robótica - “Robocode Makers”.
A European Code League é uma competição para professores e alunos, onde estes são convidados a apresentar projetos criativos e inovadores de programação no âmbito do ensino das STEM, para o ensino primário e secundário. Podem ser utilizados microcontroladores (Arduino, Raspberry Pi, Calliope mini, etc) e qualquer linguagem de programação (Snap!, Scratch, C++, etc). Para apresentação da candidatura era necessário: preencher 2 documentos (uma de apresentação dos participantes e outro para descrição do projeto), elaborar um poster e realizar um vídeo com um máximo de 2 minutos (onde os alunos apresentavam a eles próprios e o projeto) e autorizações dos Encarregados de Educação para os direitos de imagem. De todas as submissões os júris da competição apenas selecionariam os 10 melhores projetos.
O Reflecting for Change (R4C) é uma iniciativa que tem como objetivo fazer com que as escolas participantes tenham assumam uma estratégia para a inovação escolar, no âmbito da maturidade digital e da abertura à comunidade. Engloba escola de 3 países: Portugal, Grécia e Itália.
O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos que tem como o objetivo a divulgação e o ensino da ciência, e é uma entidade parceira neste projeto. A sua colaboração passa por oferecer, às escolas participantes, consultadoria e formação.
O projeto R4C resulta de uma cooperação internacional que promove o uso de ferramentas de autoreflexão e uma visão estratégica de desenvolvimento, que apoiam a inovação e a mudança sistémica nas escolas. O processo de autoreflexão tem por base ferramentas como o SELFIE.
Neste projeto pretende-se desenvolver nos alunos competências e conhecimentos da área da Geometria, que são a base da engenharia e das artes. Serão utilizados os teoremas de Euclides para desenhar, através da disciplina de Desenho Técnico, figuras geométricas em 3D. Os desenhos serão digitalizados através de uma ferramenta CAD, de forma a serem preparados para serem impressos numa impressora 3D ou numa CNC.
Assim, pretende-se criar ambientes de aprendizagem interdisciplinaridades, onde pretendemos aplicar uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Como é do conhecimento de todos, as atividades educativas e letivas vão ser retomadas em regime não presencial, a partir do dia 8 de fevereiro, no ECB, através da plataforma TEAMS.
Os alunos devem prestar atenção ao novo horário escolar, referente às aulas não presenciais (entregue no início do ano letivo e que está a ser de novo enviado pelos diretores de turma), que identifica as sessões síncronas (em que está presente, online, toda a turma e o Professor da disciplina) e assíncronas. Através da plataforma, os professores e alunos estarão em comunicação, sempre que necessário, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos, no âmbito das disciplinas, à semelhança do que se verifica no regime presencial.
Para outros esclarecimentos, os alunos e encarregados de educação devem contactar o (a) diretor(a) de turma.
Para que os alunos possam também continuar a desenvolver o seu Plano Individual de Leitura, a Biblioteca, que está encerrada ao público, vai proporcionar requisições para empréstimo domiciliário, as quais deverão ser previamente combinadas por telefone (262 921 288, de 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30).
Informações mais detalhadas aqui.
Apesar de já conhecermos esta modalidade de ensino, temos consciência de que podem surgir algumas dificuldades e constrangimentos, que saberemos resolver, já que a formação e bem-estar dos nossos alunos é a prioridade.
Protejam-se!
Externato Cooperativo da Benedita
Rua do Externato Cooperativo
2475-204 Benedita
Externato Cooperativo da Benedita
Apart. 197 2476-901 Benedita
Telf: 262 925 180
(Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 262 925 185
(Chamada para a rede fixa nacional)
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.