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KA229 – ECO-FRIENDLY ROBOTICS FOR A FUTURE GREEN WORLD – Coordenadores

A tecnologia está a progredir maciçamente, especialmente no campo da robótica. Atualmente, os robôs fazem as gestões de várias tarefas monótonas. No futuro, eles poderão assumir papéis em muitos tipos diferentes de indústrias. À medida que a robótica começa a desempenhar um papel maior em todo o mundo e dentro de nossas próprias vidas, precisamos de considerar o impacto ambiental. Os problemas ambientais estão entre os principais problemas que preocupam o mundo inteiro. Infelizmente, muitos dos trabalhos das diferentes instituições sobre esta questão são apenas sobre a consciencialização.

 

 

OBJETIVO principal

A ideia principal deste projeto é a inclusão de alunos através de questões ambientais desafiadoras e impulsionando robôs através da estratégia UE 2020. As alterações climáticas e a energia são um tema fulcral do objetivo da Estratégia UE 2020:

– Emissões de gases com efeito de estufa 20% inferiores aos níveis de 1990.

– 20% da energia proveniente de energias renováveis.

​​- 20% de aumento da eficiência energética.

OBJETIVOS gerais:

1 – Chamar a atenção para os desafios ambientais globais, as alterações climáticas e as energias renováveis ​​através da robótica.

2 – Informar os alunos sobre energias renováveis ​​através da Estratégia UE 2020;

3 – Avançar com ideias criativas para fazer algo novo na atmosfera, oceano, casas, escolas, estradas, meio ambiente, …

4 – Encontrar uma maneira de resolver um problema ambiental, ou superar um desafio via robótica educacional, através da integração no currículo escolar.

As atividades de robótica são flexíveis e adaptáveis ​​às necessidades de populações estudantis específicas. O LEGO e o VEX Robotics tornaram-se populares entre os alunos do ensino básico e secundário. Os professores estão a ficar interessados em trazer para as aulas metodologias orientadas pela tecnologia e pelas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática).

Somos seis países:  Portugal, Turquia, Grécia, Estónia, Polónia e Letónia, que são experientes em Robótica e em Projetos Ambientais e que pretendem encontrar soluções criativas para problemas ambientais de países parceiros via robótica (EV3, VEX, Mbot, …). Portugal vai trabalhar nos desafios do Oceano, a Turquia vai trabalhar nos desafios das Casas, a Estónia vai trabalhar nos desafios das Estradas, a Polónia vai trabalhar nos desafios da atmosfera, a Letónia vai trabalhar nos desafios das Escolas e a Grécia vai trabalhar nos desafios da Natureza.

METODOLOGIA

A principal metodologia de atividade é o método baseado em projeto. Vamos concentrar-nos em problemas ambientais, usando a Robótica, que prepara os alunos para o sucesso académico, pessoal e profissional, e para enfrentar os desafios do mundo que herdarão. Discutiremos os problemas e soluções ambientais dos nossos parceiros nos seus países e contribuiremos para o desenvolvimento de soluções criativas.

RESULTADOS

No final do projeto, o problema ambiental de cada país será abordado através de Robótica Ecologicamente Sustentável. A integração da ECO-Robótica nos currículos será estabelecida graças a atividades e resultados baseados em projetos:

  • Catálogo Eletrónico;
  • Relatório Público e Local Público;
  • “ECOClub”, “ROBOLAB” em cada escola;
  • Folhetos / Cartazes / Banners / Logo;
  • Site do Projecto / Canal Youtube / Página Facebook;
  • Resultados académicos STEM dos estudantes na linha EU 2020 (4% no 1º ano, 7% no 2º ano);
  • Aumento da taxa dos projetos GREEN;
  • eTwinning

IMPACTO

É esperado que os participantes se tornem mais ativos e competentes em projetos ecológicos e ambientais. Este projeto será uma revolução na Educação, através da integração de ECO-Robôs nos currículos. Essa revolução “ECO-ROBOTS” será um passo para integrar os robôs na natureza. Vamos cooperar para a inovação e para o intercâmbio de boas práticas, que serão uma fonte de inspiração para novas soluções para os problemas ambientais. A longo prazo, para as nossas escolas, este projeto contribuirá para:

–  Aumento da taxa de utilização dos robôs ecológicos nos currículos escolares;

 – Aumentar a consciencialização sobre questões ambientais e impulsionar os robôs “verdes”;

– Integrar a robótica educacional através do ensino de temas ecológicos e ambientais em todas as palestras;

– Aumentar os projetos sobre o tema dos desafios ambientais globais e mudanças climáticas;

– Criar clubes escolares ecologicamente corretos.

Escolas envolvidas e Atividades de Aprendizagem (4 alunos + 2 acompanhantes)

– Externato Cooperativo Benedita (Portugal): novembro 2019

– Kabazli Sehit Ismail Yavuz Ortaokulu (Turquia): fevereiro 2020

– Kuressaare Gümnaasium (Estónia): maio 2020

– Zespol Szkolno-Przedszkolny (Polónia): outubro 2020

– Austrumlatvijas Tehnologiju vidusskola (Letónia): janeiro 2021

– Gymnasium Lefkimmis (Grécia): maio

Por um lado, o desporto tem o poder de melhorar a saúde dos jovens e, por outro, fortalecer e aumentar a inclusão, a amizade e a tolerância entre as pessoas.

Assumindo essa suposição S.O.S. visa incentivar a participação dos jovens no desporto, a fim de melhorar sua saúde e também uni-los, a fim de evitar episódios de bullying e abandono escolar.

De facto, o projeto pertence à seguinte categoria: Apoiar a participação no desporto e na atividade física. “Incentivar a participação no desporto e na atividade física, especialmente apoiando a implementação da Recomendação do Conselho sobre atividades físicas para melhorar a saúde e alinhando-se às Diretrizes da UE para atividades físicas”.

O valor agregado deste projeto será a elaboração e implementação de um novo método de ensino da educação física, que será inovador tanto do ponto de vista estritamente físico, como também ético. De facto, os dois elementos trabalharão juntos em direção a um objetivo maior: tornar a atividade física inclusiva e aberta.

Como resultado, os alunos melhorarão suas habilidades físicas e também éticas. A ideia de incluir lições de jogo limpo e integridade no desporto deriva da ideia de que os alunos traduzirão os que aprendem também na vida social, evitando o bullying e fortalecendo o relacionamento.

É por isso que o candidato será o (Sport University Center) de Pádua – Itália, onde o método será planeado e os treinos serão realizados.

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KA229 – ECO-FRIENDLY ROBOTICS FOR A FUTURE GREEN WORLD – Coordinators

Technology is progressing massively, especially in the robotics field. Today, robots perform various monotonous tasks. In the future, they may assume roles in many different types of industries. As robotics begins to play a larger role worldwide and in our own lives, we need to consider the environmental impact. Environmental problems are among the main problems of concern worldwide. Unfortunately, much of the work of different institutions on this issue is just about awareness.

MAIN OBJECTIVE:

The main idea of this project is to include students through challenging environmental issues and driving robots through the EU 2020 strategy. Climate change and energy are a central theme of the EU 2020 strategy objective:

– Greenhouse gas emissions 20% below 1990 levels

– 20% of energy from renewable energy

– 20% increase in energy efficiency

GENERAL OBJECTIVES:

1- Draw attention to global environmental challenges, climate change and renewable energy through robotics;

2- Inform students about renewable energy through the EU 2020 strategy;

3- Present creative ideas for doing something new in the atmosphere, ocean, homes, schools, roads, environment, …

4- Find a way to solve an environmental problem, or overcome a challenge via educational robotics, through integration into the school curriculum.

Robotics activities are flexible and adaptable to the needs of specific student populations. LEGO and VEX Robotics have become popular with primary and secondary students. Teachers are becoming interested in bringing technology-driven and STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) methodologies to class.

We are six countries: Portugal, Turkey, Greece, Estonia, Poland and Latvia; we are experienced in Robotics and Environmental Projects and we aim to find creative solutions to partner countries’ environmental problems via robotics. Portugal will work on the challenges of the Ocean, Turkey on the challenges of Houses, Estonia on the challenges of Roads, Poland on the challenges of Atmosphere, Latvia on the challenges of Schools and Greece on the challenges of Nature.

METHODOLOGY

The main activity methodology is the project based method. Using robotics, we will focus on environmental issues, preparing students for academic, personal and professional success, and to face the challenges of the world they will inherit. We will discuss the environmental problems and solutions of our partners in their countries and contribute to the development of creative solutions.

RESULTS

At the end of the project, each country’s environmental problem will be addressed through Eco-Sustainable Robotics. The integration of ECO-Robotics into curricula will be established through project-based activities and results:

  • Electronic Catalog;
  • Public Report and Public Place;
  • “ECOClub”, “ROBOLAB” in each school;
  • Flyers / Posters / Banners / Logo;
  • Project Website / Youtube Channel / Facebook Page;
  • STEM academic results of EU 2020 students (4% in 1st year, 7% in 2nd year)
  • GREEN project rate increase;
  • eTwinning

IMPACT

Participants are expected to become more active and competent in ecological and environmental projects. This project will be a revolution in education by integrating ECO-Robots into curricula. This “ECO-ROBOTS” revolution will be a step towards integrating robots into nature. We will cooperate for innovation and the exchange of good practices, which will be a source of inspiration for new solutions to environmental problems. LONG TERM, for our schools, this project will contribute to:

–  Increased use of green robots in school curricula;

 –  Raise awareness of environmental issues and boost green robots;

– Integrate educational robotics by teaching ecological and environmental topics in all lectures;

– Increase projects on global environmental challenges and climate change;

– Create environmentally friendly school clubs.

INVOLVED SCHOOLS AND LEARNING ACTIVITIES (4 students + 2 teachers)

– ECB (Portugal): November 2019

– KABAZLI SEHIT ISMAIL YAVUZ ORTAOKULU (Turkey): February 2020

– Kuressaare Gümnaasium (Estonia): May 2020

– Zespol Szkolno-Przedszkolny (Poland): October 2020

– Austrumlatvijas Tehnologiju vidusskola (Latvia): January 2021