KA1 – Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem
Mobilidade de formandos e pessoal de formação profissional
Nome do Projeto: Ser Igual na União Europeia
Projeto: 2019-1-PT01-KA102-060206
Data: 2019 a 2021
O projeto “Ser Igual na UE” decorrerá entre setembro de 2019 e agosto de 2021, enquadrado no PEE, como uma das atividades estratégicas de operacionalização da internacionalização definida no PDE da Escola.
Com este projeto pretendemos envolver jovens em formação, jovens recém-graduados e staff, com a finalidade de aumentar o capital humano através do contacto com outras realidades sociais e profissionais europeias. Nomeadamente, melhorar o nível de competências e aptidões para o mercado de trabalho europeu; promover a aprendizagem de uma nova língua; aumentar a autoestima e o gosto pela aprendizagem ao longo da vida, promovendo a crítica, a reflexão e o empreendedorismo, fundamentais numa sociedade que está em constante mudança, evitando também o abandono escolar prematuro e promovendo a inclusão.
O projeto será desenvolvido em Barcelona, Espanha (ano letivo 19/20) e em Riga, Letónia (ano letivo 20/21).
Os participantes nas mobilidades são:
· Recém-graduados, Erasmus + Pro (alunos que terminaram o cursos profissional no ECB) – 8 mobilidades durante 92 dias;
· Reunião preparatória Erasmus + Pro (elementos da equipa de Erasmus + ECB) – 2 mobilidades durante 5 dias;
· Formandos (alunos dos cursos profissionais que frequentam o 12º ano) – 30 mobilidades durante 32 dias;
· Formandos abrangidos pelo decreto-lei 54/2018 (alunos que frequentam o 12º ano dos cursos profissionais) – 6 mobilidades durante 15 dias;
· Staff – 10 mobilidades durante 7 dias.
Relativamente aos formandos e recém-graduados são alunos que frequentam os Cursos Profissionais de Vendas, de Mecatrónica, de Gestão Programação de Sistemas Informáticos de Multimédia, de Informática de Gestão e de Desporto.
O grupo participante staff será composto por 10 docentes com cargos de direção e coordenação pedagógica, docentes dos Cursos Profissionais, docentes da componente técnica e acompanhantes em FCT.
O projeto inclui atividades a realizar antes da mobilidade que englobam a preparação pedagógica, cultural, social e linguística, a efetuar pela entidade de envio. Durante a mobilidade incluem-se visitas culturais; visitas técnicas; estágio (formandos). Para o staff, além de visitas culturais, haverá visitas técnicas a escolas/centros de formação, visitas a empresas e workshops sobre metodologias e praticas pedagógicas inovadoras.
A disseminação terá o objetivo de partilhar, semear e divulgar os principais resultados – tangíveis e intangíveis – do projeto e sensibilizar outras entidades e pessoas para a importância destes e de outros projetos internacionais. Irá ser feita em vários momentos, em vários formatos e materiais, adaptados a diferentes públicos-alvo (alunos, país, professores, parceiros locais e meio envolvente). Através da disseminação dos resultados obtidos, o projeto contribuirá também para que os participantes e a comunidade envolvente se sintam parte integrante da comunidade europeia, que se quer cada vez mais coesa e unida.
A avaliação será realizada por todos os intervenientes, durante todo o processo. Será efetuada uma avaliação de reação, de aprendizagem e de impacto, com recurso a diferentes instrumentos. O ECB e as entidades parceiras farão uma avaliação através dos contactos que vão estabelecendo via email ou por telefone. No final, todos os participantes elaborarão um relatório descritivo do projeto. Assim, a concretização deste projeto possibilita a valorização de todos os participantes e da instituição através da acomodação e assimilação de novas competências e a capacidade de as potencializar e aplicar na prática futuramente. Espera-se aumentar as competências dos formandos preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho europeu; contribuir para melhorar o know-how do nosso staff; aquisição e compreensão de novas metodologias e instrumentos de trabalho, de ensino e aprendizagem, bem como proporcionar o conhecimento do funcionamento de outras instituições/empresas, partilhando esta informação com os restantes professores e empresas locais. Estes resultados serão posteriormente disseminados em novos contextos de trabalho.
É também esperado, quer a nível local, regional e nacional, a valorização e reconhecimento do ECB como espaço privilegiado para o processo ensino-aprendizagem, onde a internacionalização surge como processo de oportunidade e inclusão, nomeadamente para os carenciados e desfavorecidos. A nível internacional, apresenta vantagens na cooperação e troca de boas práticas entre diferentes instituições, fomentando laços de intercâmbio que potenciem futuros projetos de mobilidade.